EBD - Lição 6 (ADULTOS) - O Livro de Ester - 3 Tri 2024

EBD – Lição 6 (ADULTOS) – O Livro de Ester – 3 Tri 2024

EBD – Lição 6 (ADULTOS) – O Livro de Ester – 3 Tri 2024

TEXTO ÁUREO

“Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Et 4.14)

VERDADE PRÁTICA

A perfeita vontade de Deus é nos guiar por caminhos que levem ao cumprimento de seus eternos propósitos.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – 2 Tm 3.16,17

O Livro de Ester é a revelação divina escrita, completa e perfeita

Terça – Jr 25.11; 29.10-14

O contexto do Livro de Ester remonta ao Cativeiro Babilônico

Quarta – Ed 1.1-3

O contexto do Livro de Ester remonta ao decreto de Ciro

Quinta – 1 Tm 2.1-4

Instruções para os cristãos se relacionarem com governos terrenos

Sexta – Et 3.7-13

Tudo parecia bem até que surgiu uma ordem contra os judeus

Sábado – Et 9.20-28

A instituição da Festa de Purim, o livramento dos judeus

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Ester 1.1-9

1 – E sucedeu, nos dias de Assuero (este  é  aquele Assuero que reinou, desde a Índia até à Etiópia,  sobre  cento e vinte e sete províncias); 

2 – naqueles dias, assentando-se o rei Assuero sobre o trono do seu reino, que  está  na fortaleza de Susã, 

3 – no terceiro ano de seu reinado, fez um convite a todos os seus príncipes e seus servos (o poder da Pérsia e Média e os maiores senhores das províncias  estavam  perante ele), 

4 – para mostrar as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias,  a saber,  cento e oitenta dias. 

5 – E, acabados aqueles dias, fez o rei  um  convite a todo o povo que se achou na fortaleza de Susã, desde o maior até ao menor, por sete dias, no pátio do jardim do palácio real. 

6 – As tapeçarias eram  de pano branco, verde e azul celeste, pendentes de cordões de linho fino e púrpura, e argolas de prata, e colunas de mármore; os leitos eram de ouro e de prata, sobre um pavimento de pórfiro, e de mármore, e de alabastro, e de pedras preciosas. 

7 – E dava-se de beber em vasos de ouro, e os vasos eram diferentes uns dos outros; e havia muito vinho real, segundo o estado do rei. 

8 – E o beber  era,  por lei, feito sem que ninguém forçasse a  outro;  porque assim o tinha ordenado o rei expressamente a todos os grandes da sua casa que fizessem conforme a vontade de cada um. 

9 – Também a rainha Vasti fez um banquete para as mulheres da casa real do rei Assuero.

HINOS SUGERIDOS:  77, 467, 526 da Harpa Cristã

EBD ADULTOS CPAD3° TRIMESTRE DE 2024 – REVISTA: O Deus que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos Livros de Rute e Ester para a Nossa Geração – Escola Biblica Dominical – Lição 6 (ADULTOS) – O Livro de Ester – 3 Tri 2024 – PROGRAMA EBD COMENTADA ONLINE – Lição comentada pelo Pastor Mário Luna.

PLANO DE AULA

1. INTRODUÇÃO

A partir desta lição, estudaremos o Livro de Ester. Veremos como o livro está organizado, a categoria a que pertence, características literárias, autoria e data. Procuraremos também situar o contexto histórico em que o livro foi produzido. Veremos que o exílio de Israel é uma informação essencial para remontar o contexto histórico do Livro de Ester. Finalmente, perceberemos que a providência divina apresentada no livro é um assunto que formula o propósito de Ester. Trata-se de uma providência divina não mencionada, porém, constatada ao longo do livro sagrado.  

2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO

A) Objetivos da Lição: I) Apresentar a organização do Livro de Ester; II) Explorar o contexto histórico do Livro de Ester; III) Expor o propósito e a mensagem do Livro de Ester.  

B) Motivação: Deus sempre esteve no controle da história. O Livro de Ester apresenta o fato de que, a despeito de experimentarmos períodos de ameaças e sofrimento, ele provê o livramento na história. A dor e o sofrimento, por mais difícil de explicar que seja, não anulam a ação da providência divina.  

C) Sugestão de Método: A partir desta lição, estudaremos o Livro de Ester. Nesse sentido, sugerimos que, ao introduzi-la, você apresente o esboço do livro: I) Deus levanta uma nova rainha na hora certa (1.1-2.18); II) Deus usa o primo da rainha para denunciar um trama (2.19-4.17); III) Deus usa a corajosa rainha para resgatar o seu povo (5.1-9.32); IV) Deus promove Mardoqueu por sua fidelidade (10.1-3). Para ter acesso ao esboço mais detalhado, você pode consultar a Bíblia de Estudo Pentecostal edição global na página 832. Esse esboço dará a classe a oportunidade de ver o panorama de todo o Livro de Ester, o que pedagogicamente indispensável para o processo de ensino-aprendizagem de um livro bíblico.  

3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO

A) Aplicação: O Livro de Ester nos lembra da ação providencial de Deus. Ele nos revela que há um Deus que por meio de sua divina providência dirige a história. Nada que aconteça neste mundo anula a divina providência. 

4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR

A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 98, p.39, você encontrará um subsídio especial para esta lição.

B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “Nome e Panorama Geral”, localizado depois do primeiro tópico, apresenta os marcos cronológicos da história de Ester; 2) O texto “A Instituição da Festa de Purim”, ao final do terceiro tópico, explica os detalhes dessa importante celebração.

01 - Como Facilitar meu estudo da Bíblia
EBD - Lição 6 (ADULTOS) - O Livro de Ester - 3 Tri 2024 6

INTRODUÇÃO

Concluímos o estudo de Rute. Nesta lição iniciamos o estudo do livro de Ester. Rute é cheio de referências expressas ao nome de Deus.

Ester, por sua vez, tem como característica singular, e sempre destacada, a completa ausência do nome de Deus. Nem por isso o agir divino deixa de estar patente no livro.

Ester não contém alusões diretas ao Deus da providência, mas nos apresenta uma história cujo roteiro é, por inteiro, uma manifestação da providência de Deus.

Duas formosas mulheres unem as mãos a favor do povo de Deus. São elas Rute e Ester. Rute tornou-se ancestral do Libertador de Israel e Ester salvou o povo a fim de que o Libertador viesse.

Rute é uma moabita que se casa com um israelita na terra de Israel. Ester, porém, é uma israelita que se casa com um rei persa pagão na Pérsia. O casamento de Rute traz imediata segurança e felicidade para ela e sua sogra.

Em longo prazo, sua linhagem chega a Davi, que livra Israel da terrível situação dos juízes. O casamento de Ester tem significado grave e imediato que vai muito além de sua família, pois por meio de sua influência todo o povo judeu é libertado do extermínio.

Ester age da mesma forma que Rute (namoro e casamento), mas os riscos foram muito maiores para Ester, pelo menos em curto prazo. Para Ester, o destino imediato de todo o povo judeu está em jogo.

PALAVRA-CHAVE – ESTER

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I – A ORGANIZAÇÃO DO LIVRO

Este livro começa com um banquete de Assuero, príncipe do mundo, e encerra com um banquete de Mordoqueu, príncipe de Deus.

Esboço do Livro

I. A Festa de Assuero (1,2).

1. A desobediência de Vastí (cap. 1).

2. A coroação de Ester (2:1-20).

3. Mardoqueo salva a vida do rei (2:21-23).

II. A Festa de Ester (3-7).

1. A conspiração de Hamã (cap. 3).

2. A lamentação dos judeus (cap. 4).

3. A petição de Ester (cap. 5).

4. A elevação de Mardoqueu (cap. 6).

5. A morte de Hamã (cap. 7).

III. A Festa de Purim (8-10).

1. O decreto do rei permitindo que os judeus se protegessem a si mesmos (cap. 8).

2. A vingança dos judeus (cap 9:1-19).

3. A instituição da festa de Purim (cap. 9:20-32).

4. A grandeza de Mardoqueu (cap. 10:1-3).

1. A categorização de Ester.

Da mesma forma que Rute, Ester pertence aos Escritos, os onze livros que compõem a terceira seção da Bíblia Hebraica. E nesta seção – também ao lado de Rute – integra os Megillot, os cinco livros curtos lidos anualmente nas festas judaicas.

As categorizações de Rute e Ester também são semelhantes na Bíblia Cristã, na qual figuram entre os livros históricos. Por sua reconhecida canonicidade, Ester compõe o conjunto da revelação divina escrita, completa e perfeita (2 Tm 3.16,17).

2. Características literárias.

O Livro de Ester tem 10 capítulos. Dentre suas características literárias destaca-se sua objetiva historicidade, vista na expressa referência ao rei persa Assuero (Et 1.1) e em vários outros detalhes factuais, além de seu caráter de fonte primária para a Festa de Purim, anualmente celebrada pelos judeus (Et 9.20-32).

O estilo narrativo é menos dialógico que o de Rute. O texto é mais do narrador que dos personagens.

No livro de Rute, há mais diálogos entre os personagens, enquanto no livro de Ester, a história é predominantemente narrada pelo autor, descrevendo os acontecimentos.

3. Autoria e data.

O autor de Ester é desconhecido. Muitos estudiosos consideram que o livro foi escrito por um judeu que viveu na Pérsia, pelo fato de o autor demonstrar amplo conhecimento da cidade de Susã e de sua estrutura, e de importantes documentos do Império Persa.

Considerando essa possível autoria e algumas evidências internas, acredita-se que o livro seja datado ainda do século V a.C. (por volta de 460 a.C.), logo após a morte de Assuero, ocorrida em 465 a.C.

Outro fator levado em conta para essa datação é de ordem linguística: o autor empregou algumas palavras persas em meio ao hebraico, mas não fez uso algum de expressões originárias do grego, o que revela um estilo anterior à ascensão da Grécia sobre a Pérsia, que se deu com Alexandre, o grande, em 330 a.C.

Os escritores bíblicos raramente datavam seus escritos e, quando o faziam, utilizavam o ano do reinado de algum rei (Jr 1.1,2) ou um acontecimento importante, como o chamado de Isaías, datado pela morte do rei Uzias (Is 6.1). Eles geralmente não usavam datas como as que usamos hoje.

SINÓPSE I

O Livro de Ester tem 10 capítulos e está classificado na categoria de livros históricos da Bíblia Cristã.

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

“NOME E PANORAMA GERAL

O livro de Ester leva o nome de sua personagem principal, uma judia chamada Hadassa (‘murta’), mas que foi renomeada Ester (‘uma estrela’). Um nome provavelmente escolhido como um reconhecimento de sua beleza, após tornar-se rainha. A história pertence cronologicamente ao período entre o retorno de Zorobabel e Esdras, ou seja, entre o sexto e o sétimo capítulo de Esdras. Os estudiosos chegaram à conclusão de que o rei Assuero a que se refere, é identificado como Xerxes. Assuero ou Akhashverosh equivale no hebraico ao persa Khshayarsha, e é denominado Xerxes em grego.

O escritor foi meticuloso ao datar seus acontecimentos. O banquete de casamento em que Ester tomou posse como rainha, ocorreu no sétimo ano do reinado de Assuero (479 a.C.), quatro anos depois da celebração que resultou no divórcio de Vasti. “Acreditava-se que entre estes acontecimentos, Assuero (Xerxes) tenha feito sua malsucedida expedição à Grécia. Assim, ele retornou da sua derrota vergonhosa em Salamina (480 a.C.) e encontrou consolo nos braços de Ester”. Os acontecimentos indicados no livro variam do terceiro ao décimo segundo ano do reinado de Xerxes, ou de 483 a 474 a.C.” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. II. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 543).

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II – O CONTEXTO HISTÓRICO

Ao estudar um livro da Bíblia, além de conhecer o tipo de literatura ao qual pertence, é essencial entender seu contexto histórico. Por exemplo, não podemos aplicar as mesmas regras de interpretação a um livro histórico e a um livro poético, pois são gêneros literários diferentes.

A Bíblia é uma coleção de livros com diversos tipos de literatura. O contexto histórico nos situa nos acontecimentos que levaram à escrita daquele livro ou carta.

1. O povo hebreu no exílio.

Para uma melhor compreensão do contexto histórico do Livro de Ester é importante mencionar o final do período da monarquia do povo hebreu. Em 722 a.C. houve a queda do Reino do Norte sob os assírios (2 Rs 17.6).

Pouco mais de 100 anos depois, Judá, o Reino do Sul, foi levado para o Cativeiro Babilônico em três levas: 605, 597 e 586 a.C. Conforme Jeremias havia profetizado, o exílio na Babilônia duraria 70 anos (Jr 25.11; 29.10-14).

Foi um período em que Deus tratou com Judá, principalmente para extirpar a idolatria que havia contaminado a nação (Ez 36.16-25). Deus abomina todo o pensamento, sentimento e comportamento idolátricos (Rm 1.18-25). Por isso, nada em nossa vida pode ocupar o lugar que pertence a Ele (1 Jo 2.15-17).

2. O fim do exílio. 

Ao mesmo tempo em que julgava Judá por sua idolatria, o Deus Eterno, Juiz de toda a terra, exercia seu justo juízo sobre a Babilônia, por sua iniquidade (Jr 25.12).

Antes, já havia julgado a Assíria, como profetizado por Naum: Deus não tem o culpado por inocente (Na 1.2,3). Em 539 a.C. Ciro venceu os babilônios e anexou seu território ao Império Persa.

Logo no primeiro ano de reinado, “despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia” e o fez decretar o retorno do povo judeu para Jerusalém (Ed 1.1-3).

Daniel havia se humilhado diante de Deus, jejuando e orando fervorosamente para a restauração de Jerusalém, confessando os pecados da nação de Israel (Dn 9.1-19).

Ele entendeu o fim do cativeiro estudando as Escrituras, por isso orou pelo cumprimento da profecia que falava da restauração do seu povo.

Dn 9:1-3 na (ARC) diz: 1 – No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da nação dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus,

2 – no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos.

3 – E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração, e rogos, e jejum, e pano de saco, e cinza.

O ensino bíblico a respeito de nosso relacionamento com as estruturas de poder terreno é sempre confiar na soberania divina, buscando, com humildade, a intervenção de Deus em nosso favor (2 Cr 7.14).

Agindo assim, poderemos ter “uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade”, e contribuir para o cumprimento do maior propósito de Deus, que é a salvação de todos os homens, inclusive dos que não governam segundo os valores divinos (1 Tm 2.1-4).

Embora os ímpios prosperem em suas impiedades e os justos sofram, estes devem viver com fidelidade e confiança. Em nossa democracia, temos o dever, como cristãos e cidadãos, de orar e escolher cuidadosamente em quem vamos votar, evitando eleger pessoas que defendem valores contrários à palavra de Deus.

3. O pós-exílio.

Ester registra fatos ocorridos na capital do Império Persa, Susã, entre o primeiro e o segundo retorno dos judeus para Jerusalém. Estima-se que mais de 1 milhão de judeus viviam na região da Babilônia.

Mesmo com o decreto de Ciro, que permitia a volta para Jerusalém, a maioria absoluta dos judeus decidiu pelo que lhes parecia mais cômodo: permanecer nas cidades que ocupavam na Babilônia.

Somente cerca de 50 mil voltaram para Jerusalém no primeiro grupo, liderados por Zorobabel (Ed 1.5; 2.64,65), no segundo ano do reinado de Ciro (538 a.C.). Esse período da história é narrado do capítulo 1 ao capítulo 6 do livro de Esdras.

Entre o capítulo 6 e o capítulo 7 há um intervalo de aproximadamente 60 anos. É na segunda metade desse período que se passam os fatos do livro de Ester (483-473 a.C.).

SINÓPSE II Os fatos registrados no Livro de Ester se passam na capital do Império Persa, Susã, entre o primeiro e o segundo retorno dos judeus para Jerusalém.

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III – PROPÓSITO E MENSAGEM

Aqui vamos aprender sobre os temas abordados no livro.

1. A providência divina.

O principal propósito do livro de Ester é registrar o cuidado providencial de Deus com o seu povo, a despeito de suas escolhas fora de seu propósito.

As obras da providência de Deus representam sua mais santa, sábia e poderosa preservação e governo de todas as suas criaturas, e de todos os seus atos. A providência não é uma continuação da criação, mas a preservação e o proposital direcionamento de tudo o que Deus fez inicialmente.

Ao decidirem permanecer na Babilônia, sob os domínios do Império Persa, os judeus olharam para a estabilidade que imaginavam ter conquistado, não apenas no aspecto econômico, mas também cultural, social e religioso.

Os persas tinham fama de benevolência com os povos que dominavam, principalmente quanto à liberdade religiosa. O retorno a Jerusalém exigia renúncia e disposição para uma viagem penosa e para a dura reconstrução de uma cidade totalmente destruída.

Para muitos, pareceu melhor ficar na Babilônia: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Pv 14.12).

2. Uma falsa estabilidade.

Ester nos transmite como mensagem o perigo de confiar nas falsas estabilidades que as estruturas do mundo nos oferecem, e costumam parecer mais vantajosas. Estava tudo indo muito bem em Susã, até surgir a ordem de extermínio total dos judeus (Et 3.7-13).

Precisamos considerar que esse extermínio não visava apenas os judeus em Susã, mas em todas as cidades do império persa.

Sem a intervenção divina através da rainha Ester, o povo judeu seria exterminado, e o Messias, que viria desse povo, nunca chegaria. No entanto, nada impede os planos de Deus (Is 43.13).

A falsa segurança foi embora. O povo de Judá dependia novamente da intervenção divina para sua sobrevivência.

Ester nos mostra Deus agindo mais uma vez, movendo as estruturas humanas; agora, no grande e poderoso Império Persa. Seja qual for a circunstância, é melhor confiar no Senhor do que no homem (Sl 118.8,9).

3. A Festa de Purim.

O livro de Ester tem como propósito, também, registrar a instituição da Festa de Purim, ordenada por Mardoqueu depois do grande livramento que os judeus receberam (Et 9.20-28).

Purim é o plural da palavra pur (“lançar sorte”). Conforme Ester 3.7, Hamã lançou sorte para fixar o dia da morte dos judeus. A festa comemora a frustração desse nefasto plano diante da providencial ação divina para a libertação de seu povo.

A soberania de Deus não encontra limites. Ele age em qualquer época ou lugar para cumprir seus propósitos.

Sobre a festa do Purim será melhor tratado na última lição.

SINÓPSE III

O propósito do livro é registrar a providência de Deus com seu povo; sua mensagem é a respeito do perigo de se confiar nas falsas estabilidades.

AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

“A INSTITUIÇÃO DA FESTA DE PURIM

Um dia de banquetes e alegria inaugurou a celebração de Purim (9.17,26). ‘Dia de banquetes e de alegria’ é uma hendíadis, uma figura de linguagem que expressa uma ideia por meio de duas palavras independentes — cada uma delas amplificando a outra de modo que no final a ideia é maior que as duas palavras isoladas —, em vez de uma palavra com um modificador (cp. 9.17-19,24,28). O livro tem muitos aspectos poéticos, incluindo aliteração, paralelismo, hipérbole, ironia e também construções quiasmáticas.

O nome da festa (Purim ou Festa das Sortes), uma das duas festas não estabelecidas no Pentateuco (cp. Êx 34.18-27; Lv 23.1-44; 25.1-17), mas consideradas pelos judeus tão obrigatórias quanto as celebrações, salienta a importância do lançar sortes como um indício do cuidado providencial do povo de Deus e do controle de seus inimigos (Et 9.24-26). Foram designados dois dias para as celebrações: os judeus em Susã tiveram dois dias para matar seus inimigos (v. 18) e descansaram no dia 15 de adar (final de fevereiro ou início de março) e, por conseguinte, a celebração deles foi designada para esse dia.

Os judeus nas províncias remotas tiveram apenas o dia 13 de adar para responder a seus inimigos, e eles celebraram no dia 14 de adar (9.19). O dia 13 de adar também é celebrado por alguns judeus como a Festa de Ester, por causa da menção de comemorar as práticas do jejum e do seu clamor (v. 31)” (Patterson, D. K, KELLEY, R. H. Comentário Bíblico da Mulher – Antigo Testamento. Vol. I. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp. 897-98).

CONCLUSÃO

O Livro de Ester nos lembra de que vivemos neste mundo, mas não devemos confiar em suas estruturas. Todos os reinos deste mundo passarão (Dn 2.37-45). Por isso, a Palavra de Deus diz que “a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20).

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REVISANDO O CONTEÚDO

1. Qual a característica mais destacada do Livro de Ester?

Ester, por sua vez, tem como característica singular, e sempre destacada, a completa ausência do nome de Deus.

2. Quais as evidências da historicidade do Livro de Ester?

Muitos estudiosos consideram que o livro foi escrito por um judeu que viveu na Pérsia, pelo fato de o autor demonstrar amplo conhecimento da cidade de Susã e de sua estrutura, e de importantes documentos do Império Persa.

3. Qual o contexto histórico de Ester em relação ao período pós-exílico?

Ester registra fatos ocorridos na capital do Império Persa, Susã, entre o primeiro e o segundo retorno dos judeus para Jerusalém.

4. Qual o principal propósito do livro de Ester?

O principal propósito do livro de Ester é registrar o cuidado providencial de Deus com o seu povo, a despeito de suas escolhas fora de seu propósito.

5. Que mensagem principal podemos extrair de Ester?

Ester nos transmite como mensagem o perigo de confiar nas falsas estabilidades que as estruturas do mundo nos oferecem, e costumam parecer mais vantajosas.

VOCABULÁRIO

Canonicidade: característica ou qualidade do que é canônico; legitimidade, veracidade, sacralidade.

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