Entendendo Provérbios 26

Entendendo Provérbios 26

https://youtu.be/TGVWxnUXEFg

Entendendo Provérbios 26

Entendendo Provérbios 26 com o Pastor Mário Luna. Leitura bíblica comentada com explicação e a aplicação do texto para enriquecer sua compreensão espiritual.

PROVÉRBIOS 26:1-28: LIÇÕES SOBRE SABEDORIA E TOLICE

I. A Insensatez do Louco e a Falsa Sabedoria (Versículos 1-12)

Provérbios 26:1-12 compara a honra dada ao tolo com a neve no verão, sendo inadequada. Adverte que a maldição sem causa não se concretiza. Enfatiza que o insensato apanha da própria vida. Pensa errado e faz escolhas erradas e que não há nenhum proveito em instruir um insensato, pois mensagens confiadas a tolos resultam em prejuízo. Dar honra a tolos é fútil, assim como provérbios em suas bocas. Repetir a tolice é comparado a um cão que volta ao próprio vômito. Finalmente, alerta que alguém sábio aos próprios olhos é pior que um tolo.

II. Preguiça e Engano (Versículos 13-19)

Provérbios 26:13-19 descreve a preguiça com metáforas, como o preguiçoso que alega ver um leão na rua e gira na cama como uma porta nos gonzos. Ele é considerado mais sábio aos próprios olhos que sete homens sábios. A interferência em disputas alheias é comparada a segurar um cão pelas orelhas. Enganar o próximo e justificar como brincadeira é tão insensato quanto um louco lançando faíscas e flechas mortais.

ENTENDES TU O QUE LÊS?Entendendo Provérbios 26 de forma simples com o Pastor Mário Luna. Confira outras pregações bíblicas aqui.

III. Evitando a Contenda e a Enganação (Versículos 20-28)

Provérbios 26:20-28 ensina que a ausência de maledicência cessa as disputas, enquanto o homem contencioso inflama conflitos. As palavras do maldizente são atraentes, mas perigosas. Lábios ardentes e corações malignos são comparados a escórias de prata. O ódio dissimulado será eventualmente revelado. Quem faz uma cova cairá nela, e quem revolve uma pedra, ela rolará sobre ele. A língua falsa e a lisonja levam à ruína.

ENTENDES TU O QUE LÊS?Entendendo Provérbios 26 de forma simples com o Pastor Mário Luna. Confira outras pregações bíblicas aqui.

CONCLUSÃO

Chegou a hora de aplicarmos em nossa vida tudo que aprendemos nessa leitura bíblica.

Conhecer, assimilar e agir de acordo são três processos que fazem parte da aplicação, que consiste em colocar em prática o que se aprendeu (veja Mc 4.24; Hb 5.14; 1 Jo 2.5,6; Tg 2.17).

E então, estamos aprendendo? Estamos dispostos a colocar as lições destacadas neste capítulo em prática? Nos encontramos no próximo vídeo: ‘Entendendo Provérbios 27’.

image 2
Entendendo Provérbios 26 4

FAÇA O DOWNLOAD DESSA POSTAGEM EM PDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima