Lição 10 – Desenvolvendo uma Consciência de Santidade – 2 Tri 2024
TEXTO ÁUREO
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14)
VERDADE PRÁTICA
Na jornada para o Céu, devemos estar conscientes a respeito da necessidade de ter uma vida santa para nos encontrarmos com o Senhor.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Jo 17.17
A Palavra de Deus gera verdadeira santidade
Terça – Rm 6.19-22
Um chamado para a santificação na jornada
Quarta – Rm 8.29; 1 Jo 3.2
O propósito de ser como Jesus
Quinta – 1 Co 6.11
A santificação inicial na jornada
Sexta – Ef 4.20-24,27-30
A santificação progressiva na jornada
Sábado – 1 Ts 4.13-18
A glorificação final após a jornada da vida cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Pedro 1.13-21
13 – Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14 – como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 – mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
16 – porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
17 – E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
18 – sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais,
19 – mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20 – o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;
21 – e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.
Hinos Sugeridos: 39, 175, 339 da Harpa Cristã
EBD ADULTOS CPAD – 2° TRIMESTRE DE 2024 – REVISTA: A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA – O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para chegar no Céu – Escola Biblica Dominical – Lição 10 – Desenvolvendo uma Consciência de Santidade – 2 Tri 2024 – PROGRAMA EBD COMENTADA ONLINE – Lição comentada pelo Pastor Mário Luna.
PLANO DE AULA
1. INTRODUÇÃO
A santidade é um atributo pelo qual o Senhor se faz conhecido. Ter consciência de que Deus é santo implica ao crente tornar-se santo também para que possa manter-se em comunhão com o Criador durante a jornada para o Céu. Nesta lição, veremos a perspectiva bíblica de santificação, bem como os estágios da santificação. Veremos também que a santidade é acompanhada da justiça, atributos divinos que não se contradizem.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição: I) Apresentar a perspectiva bíblica da santificação; II) Descrever a abrangência dos estágios da santificação; III) Distinguir a santidade e a justiça de Deus como atributos inerentes à sua natureza.
B) Motivação: A santificação é um processo contínuo na vida do crente. Ter uma vida santa é viver separado das práticas pecaminosas deste mundo. A mente do homem natural não entende as coisas do Espírito e acha estranho os crentes não seguirem o mesmo curso natural de pecados. Converse com a classe sobre a forma como o crente lida com as pessoas que não professam a fé em Jesus.
C) Sugestão de Método: O segundo tópico da lição elenca os três estágios que a santificação abrange. Escreva na lousa os respectivos títulos em três colunas: estágio 1 – estágio 2 – estágio 3. Com a colaboração dos alunos, abaixo de cada coluna, escreva as características pertinentes a cada estágio da santificação. Ao final, reforce que a santificação tem como objetivo que o crente tenha o seu caráter transformado a fim de que se torne cada vez mais parecido com Jesus.
3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Durante a jornada rumo à eternidade o crente não pode perder a consciência da santidade divina. É a partir da percepção de que Deus é santo que o crente prossegue em santidade e nutre uma vida de rejeição ao pecado. O fato de desfrutarmos o amor de Deus não nos isenta da consciência de que o juízo virá sobre as obras infrutuosas das travas as quais não podemos compartilhar.
4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 97, p. 41, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula: 1) O texto “Santo”, localizado depois do primeiro tópico, aprofunda a reflexão sobre a santidade como atributo divino; 2) O texto “A Adoção de Atitudes Cristãs”, ao final do segundo tópico, amplia a reflexão sobre a conduta cristã, inclusive, quanto ao exercício da santificação.
INTRODUÇÃO
A palavra “consciência” nos remete a ideia de percepção a respeito de algo que está em nossa volta, é o estado em que estamos despertos, acordados e lúcidos no tempo presente e, por isso, sabemos que existimos. Desse jeito, o crente em Jesus, que iniciou a sua jornada de fé com Cristo, deve estar consciente a respeito de viver uma vida santa, sem a qual, a Bíblia afirma: “ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Nesta lição, estudaremos a importância da santidade em nossa jornada para o Céu.
Para aqueles que já têm consciência da necessidade de viver uma vida de santidade, é crucial que continuem nesse caminho. No entanto, essa lição também serve para despertar aqueles que ainda não perceberam ou que resistiram até agora a viver uma vida de santidade.
PALAVRA-CHAVE – Santidade
EBD ADULTOS CPAD – 2° TRIMESTRE DE 2024 – REVISTA: A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA – O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para chegar no Céu – Escola Biblica Dominical – Lição 10 – Desenvolvendo uma Consciência de Santidade – 2 Tri 2024 – PROGRAMA EBD COMENTADA ONLINE – Lição comentada pelo Pastor Mário Luna.
I – A PERSPECTIVA BÍBLICA DA SANTIFICAÇÃO
Aqui vamos aprender qual é o ponto de vista da Bíblia em relação à santificação. É crucial considerar esse ponto de vista, pois existem pessoas que relativizam a santificação de acordo com suas próprias ideias e opiniões, e não podemos seguir por esse caminho. Não se trata do que eu acho, mas sim do que a Bíblia diz sobre santificação. “O que eu acho é mutável; o que a Bíblia diz é imutável.”
1. Santificação no Antigo Testamento.
Do hebraico qôdesh, santidade é um substantivo masculino que significa “sacralidade”, “posto à parte”, que pode se referir a Deus, aos lugares, coisas, algo à parte, separado. Essa palavra deriva da raiz verbal hebraica qadash, que traz a ideia de “consagrar”, “santificar”, “preparar”, “dedicar”, “ser consagrado”, “ser santo”, “ser santificado”, “ser separado”.
Nesse sentido, a palavra qôdesh aparece cerca 469 vezes no Antigo Testamento como santidade (Êx 15.11), coisa santa (Nm 4.15), santuário (Êx 36.4). Outrossim, o adjetivo qâdôsh, muito presente no Pentateuco, os primeiros livros da Bíblia, traz a ideia de um dia, uma pessoa ou uma nação inteiramente consagrada, separada, santificada a Deus (Gn 2.3 Êx 19.6).
2. No Novo Testamento.
O verbo grego hagiadzô, quer dizer “santificar”, traz a ideia de “tornar santo”, “purificar ou consagrar”, “venerar”, “ser santo”. Esse termo abrange o sentido de o crente tornar-se puro, de modo a estar purificado e santificado por obra graciosa do Espírito Santo (1 Co 6.11). Nesse sentido, no Novo Testamento, a santidade operada na vida do crente é uma obra autêntica do alto (Ef 5.26; 1 Ts 5.23).
Para ser santificado em todas as maneiras, Deus precisa operar em todas as áreas da vida de uma pessoa – no espírito, na alma e no corpo. Essa expressão é a maneira de Paulo de dizer que Deus deve estar envolvido em todos os aspectos da vida de um cristão. Não existe uma zona neutra, onde podemos agir à nossa maneira sem nos preocuparmos com uma vida de santificação.
3. A santidade exigida pela Palavra.
Podemos observar que a santificação não é uma opção para o cristão. Ele não pode escolher não buscar a santificação. Como filho de um Deus santo, é exigida dele uma vida de santidade. Deus não aceita a autossuficiência na vida do cristão.
Em nossa jornada cristã rumo ao Céu, a Palavra de Deus exige santidade em todas as áreas de nossa vida. Isso porque a palavra da verdade nos santifica (Jo 17.17). Desse modo, o crente em Jesus não pode ter compromisso com o comportamento pecaminoso, visto que em sua lida diária, ele tem um compromisso de buscar um estilo de vida santo, pois sabe que sem ele não podemos ver o Senhor (Hb 12.14).
SINÓPSE I
A Palavra de Deus aponta o estilo de vida santo sem o qual não podemos agradar a Deus.
AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO
SANTO
“Santidade é um atributo de Deus e de tudo o que é adequado para associação com Ele. Somente o Senhor é intrinsecamente santo (Ap 15.4). Deus Pai é santo (Jo 17.11), assim como o Filho (At 3.14), ao mesmo tempo que ‘Santo’ é a designação característica do Espírito de Deus (Sl 51.11; Mt 1.18). O nome de Deus é santo (Lc 1.49), assim como o seu braço (Sl 98.1), caminhos (Sl 77.13) e palavras (Sl 105.42).
Com referência ao próprio Deus, a santidade pode indicar algo como a sua singularidade e está associada a atributos como a glória (Is 6.3), justiça (Is 5.16) e zelo, ou seja, a preocupação com a sua reputação (Js 24.19).
A morada de Deus é no Céu (Sl 20.6), e ‘santo’ funciona em alguns contextos como equivalente virtual de celestial (11.4). O trono de Deus é santo (47.8), e os anjos que o cercam são ‘santos’ (89.5; cf. Mc 8.38). Um corolário da santidade de Deus é que Ele deve ser tratado como santo (Lv 22.32), ou seja, honrado (Lv 10.3), adorado (Sl 96.9) e temido (Is 8.13)” (Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 452).
EBD ADULTOS CPAD – 2° TRIMESTRE DE 2024 – REVISTA: A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA – O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para chegar no Céu – Escola Biblica Dominical – Lição 10 – Desenvolvendo uma Consciência de Santidade – 2 Tri 2024 – PROGRAMA EBD COMENTADA ONLINE – Lição comentada pelo Pastor Mário Luna.
II – A SANTIFICAÇÃO E SEUS ESTÁGIOS
Aqui vamos aprender sobre as diferentes fases ou etapas que compõem o processo de santificação. É importante entender isso, pois aqui são respondidas perguntas do tipo: Por que uma pessoa é considerada santa se ainda é pecadora? Por que, se somos santos, ainda precisamos buscar a santificação? E quando estivermos no céu, precisaremos nos santificar?
1. A realidade da santificação.
A partir do que estudamos sobre os termos bíblicos a respeito da santificação, podemos afirmar que se trata de um ato, um estado e um processo pelo qual o pecador se torna santo (Rm 6.19-22; 1 Ts 4.1-7). Em primeiro lugar, a santificação é um ato de separação do mundo. Em segundo, ela é um processo cujo propósito é levar o cristão a se tornar semelhante ao nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 8.29).
Assim, a santificação busca aperfeiçoar o crente de modo que a imagem de Cristo se reflita plenamente em sua vida (2 Co 7.1; Ef 4.12,13; 5.26). Nesse caso, a santificação bíblica é um processo que abrange pelo menos três estágios: Santificação inicial (posicional), Santificação Progressiva e Glorificação.
2. Três estágios da santificação.
Em primeiro lugar, a santificação do crente inicia com o Novo Nascimento, pois por intermédio do Espírito Santo, o crente é declarado justo diante de Deus, completamente regenerado, declarado sem pecado; trata-se da santificação inicial ou posicional (1 Co 6.11).
A santificação inicial ou posicional fala da nossa nova posição em Cristo, mas isso não significa que devemos cruzar os braços só porque agora somos considerados santos; pelo contrário, essa nova posição exige de nós um comportamento santo. Por isso, existe o estágio da santificação progressiva.
Em segundo lugar, há o estágio progressivo da santificação neste mundo, em que o crente se despoja do “velho homem” e vai se revestindo do “novo homem” até alcançar a perfeita imagem de Cristo (Gl 5.16-18; Ef 4.20-24,27-30).
Enquanto o processo de santificação não estiver completo, como veremos a seguir, há a necessidade de uma santificação diária, pois a natureza pecaminosa, embora não esteja mais no controle, ainda pode influenciar para que busquemos satisfazer nossos desejos pecaminosos.
Esse estágio leva ao último: o da glorificação. Esse é o momento em que o crente será como Jesus é (Rm 8.29; 1Jo 3.2) e receberá um corpo ressurreto tal qual o do nosso Senhor, por ocasião da sua aparição após a ressureição (Jo 20.24-29; cf. 1 Ts 4.13-18).
Nesse estágio, o processo de santificação é concluído. Na justificação, fomos libertos da culpa do pecado e assim fomos declarados santos (santificação inicial ou posicional); na santificação progressiva, somos libertos do poder do pecado; e na glorificação, seremos libertos da presença do pecado em nossa natureza, portanto não poderemos mais pecar, e dessa forma não haverá mais necessidade de buscarmos a santificação.
3. O alvo da santificação.
Segundo o estudo dos três estágios da santificação, percebemos que o propósito da santificação é tornar o crente perfeitamente coerente com a plenitude do caráter divino (Mt 5.8). Nesse aspecto, todo crente regenerado é chamado por Deus para ouvir, guardar e praticar seus mandamentos, de modo que seja a sua santa habitação de Deus (Jo 14.23).
Assim, fica muito claro que o cristão que se recusa a viver uma vida de santificação está em desobediência e, portanto, não poderá ver a Deus (Hebreus 12.14), ou seja, não poderá viver eternamente com Ele.
SINÓPSE II
A santificação trata-se de um ato, um estado e um processo pelo qual o pecador se torna santo.
AUXÍLIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
A Adoção de Atitudes Cristãs
“A obediência tem duas dimensões: a positiva e a negativa. Os filhos de Deus não devem se conformar com os desejos pecaminosos que tinham no passado; antes, devem ‘ser santos’ em tudo que fizerem (1 Pe 1.15). Isso porque aquele que os chamou é santo. Isto é, Deus é o modelo de conduta e comportamento para seus filhos.
Obviamente, os filhos de Deus devem refletir a característica de santidade da família — uma característica nitidamente diferente daquela de seu antigo estilo de vida (1.14; 2.1; 4.3). Na terminologia contemporânea, esse relacionamento entre o Pai e a conduta dos filhos é chamado de ‘modelo de conduta’.
Essa obrigação de santificação inclui obediência às Escrituras, pois está escrito: ‘Sede santos, porque eu sou santo’ (1.16). […] Portanto, como salvação é uma questão de graça e aquele que convoca à salvação é santo, torna-se imperativo que os leitores de Pedro também sejam santos.
Entretanto, a fim de que possam obedecer a essa ordem, devem adotar atitudes e condutas que estejam de acordo com seu santo modelo. Uma atitude negativa seria insistir em permanecer em sua antiga conduta de desejos pecaminosos (1.14); e a positiva seria ter uma atitude de autocontrole (1.13).
Devem assumir a identidade de serem santos (1.15, 16). À medida que o povo de Deus atender a essa ordem de santificar sua vida, adotará novas atitudes em relação ao pecado (2.1-3), ao Estado (2.13-17), à escravidão (2.18-25) e ao casamento (3.1-7)” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol. 2. Romanos-Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 897-98).
EBD ADULTOS CPAD – 2° TRIMESTRE DE 2024 – REVISTA: A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA – O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para chegar no Céu – Escola Biblica Dominical – Lição 10 – Desenvolvendo uma Consciência de Santidade – 2 Tri 2024 – PROGRAMA EBD COMENTADA ONLINE – Lição comentada pelo Pastor Mário Luna.
III – O JULGAMENTO DO DEUS SANTO
Muitos de nós cristãos têm uma ideia distorcida do amor de Deus. Acreditamos que, porque Deus nos ama, o julgamento de Deus não nos alcançará. Na verdade, o amor não é aprovação de conduta. Basta lermos a Bíblia para descobrirmos que o Deus que é amor também é santo e justo. Ele é um Deus equilibrado, que manifesta todos os seus atributos sem invalidar um para exercer o outro.
1. O Deus Santo.
A Bíblia revela Deus como o Santo de Israel (Is 1.4), com um nome Santo (Is 57.15); os serafins declaram a sua santidade (Is 6.3) e, em santidade, ninguém pode se igualar a Deus (1 Sm 2.2). Desse modo, a Bíblia afirma enfaticamente que Deus é Santo.
Assim, Ele é o nosso parâmetro para uma vida de santidade, conforme registra o texto bíblico: “Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2; cf. 1 Pe 1.16). Portanto, à luz da santidade de Deus, somos chamados a ser santos em nossa jornada.
2. Santidade exigida a todos os crentes.
A Igreja de Cristo neste mundo é o santuário dedicado ao Senhor (Ef 2.21). Por meio do nosso amado Salvador, o Senhor Jesus Cristo, a Igreja foi santificada para apresentar-se gloriosa, santa e sem defeito diante de Deus (Ef 5.26,27).
Por isso, como membros do Corpo de Cristo neste mundo, comprados pelo seu precioso sangue, somos exortados e convocados a andar em santidade (Hb 12.14). Empenhemo-nos a nos consagrarmos a Deus em verdadeira santidade (Rm 12.1)!
Nesse caso, não existe vida compartimentada, como alguns cristãos acreditam. A vida cristã envolve todas as áreas de nossa vida: nossas idas ao templo, nosso trabalho, nossos estudos, nosso lazer, nosso lar. Dividir a vida em vida religiosa e secular é uma ideia antibíblica. Inclusive, a ideia de vida secular enfraquece o compromisso com uma conduta de santidade em todas as áreas de nossa vida.
1Pe 1:15 na (ARC) diz: mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.
A Bíblia jamais ensina uma vida compartimentada, mas fala da santidade em “toda nossa maneira de viver”.
Assim como um policial, um advogado, um pedreiro, uma manicure, um pai, uma mãe, um homem, uma mulher, não deixam de ser quem são porque estão em lugares diferentes, da mesma forma, o cristão é e deve se comportar como cristão onde estiver.
3. Santidade e justiça de Deus.
Biblicamente, a santidade e a justiça são atributos divinos que se relacionam. Como vimos, essa virtude aponta para a essência de Deus, que é totalmente puro, como bem afirma João: “Ele é luz e nEle não há treva alguma” (1 Jo 1.5). Tudo em Deus é santo, puro e verdadeiro.
A justiça dEle aponta para a sua retidão, para a harmonia de sua justiça com a Lei. Desse modo, compreender a santidade e a justiça de Deus como atributos é importante para reconhecermos que Ele é santo, reto, justo e verdadeiro. E que, por isso, jamais deixará o ser humano impune diante de sua rebelião contra a sua santidade e justiça (Gn 6.12,13).
SINÓPSE III
Nenhum ser humano ficará impune diante da santidade e justiça de Deus.
CONCLUSÃO
Na jornada para o Céu, o cristão precisa desenvolver uma consciência da santidade de Deus para que possa tomá-la como o padrão perfeito de vida. Devemos sempre progredir em santidade desde o momento em que iniciamos a vida com Cristo até o final de nossa jornada (1Jo 2.3).
Estamos no tempo de ser conscientes de que Deus ama a todos e não deseja que ninguém se perca. Todavia, os que rejeitam uma vida santa e se entregam ao pecado sofrerão a condenação eterna, pois santidade e justiça são atributos de Deus que não se contradizem.
EBD ADULTOS CPAD – 2° TRIMESTRE DE 2024 – REVISTA: A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA – O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para chegar no Céu – Escola Biblica Dominical – Lição 10 – Desenvolvendo uma Consciência de Santidade – 2 Tri 2024 – PROGRAMA EBD COMENTADA ONLINE – Lição comentada pelo Pastor Mário Luna.
REVISANDO O CONTEÚDO
1. O que a Palavra de Deus gera?
A Palavra de Deus santifica o crente.
2. Segundo a lição, o que queremos dizer com santificação?
A partir do que estudamos sobre os termos bíblicos a respeito da santificação, podemos afirmar que se trata de um ato, um estado e um processo pelo qual o pecador se torna santo (Rm 6.19-22; 1 Ts 4.1-7).
3. Mencione os três estágios da santificação.
A santificação bíblica é um processo que abrange pelo menos três estágios: Santificação inicial (posicional), Santificação Progressiva e Glorificação.
4. Como a Bíblia revela Deus?
A Bíblia revela Deus como o Santo de Israel (Is 1.4), com um nome Santo (Is 57.15); os serafins declaram a sua santidade (Is 6.3) e, em santidade, ninguém pode se igualar a Deus (1 Sm 2.2).
5. Para o que a Bíblia aponta a santidade de Deus?
Aponta para a essência de Deus, que é totalmente puro, como bem afirma João: “Ele é luz e nEle não há treva alguma” (1 Jo 1.5).
EBD ADULTOS CPAD – 2° TRIMESTRE DE 2024 – REVISTA: A CARREIRA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA – O Caminho da Salvação, Santidade e Perseverança para chegar no Céu – Escola Biblica Dominical – Lição 10 – Desenvolvendo uma Consciência de Santidade – 2 Tri 2024 – PROGRAMA EBD COMENTADA ONLINE – Lição comentada pelo Pastor Mário Luna.
FAÇA O DOWNLOAD DO COMENTÁRIO EM PDF NO BOTÃO ABAIXO
FAÇA O DOWNLOAD DO SLIDE EM PDF NO BOTÃO ABAIXO