Teologia - Como e por onde começar estudar

Teologia – Como e por onde começar estudar?

Será que estudar teologia se restringe a estar matriculado em um seminário?

Aprenda os passos para se estudar Teologia.

Agora, vamos aqui falar de níveis ou de camadas para o estudo da Teologia.

1º Começamos em nossa Igreja Local

– Através da EBD – Escola Bíblica Dominical, indo a EBD, lendo e estudando a lição da semana antes do domingo. Isso servirá como parte do seu devocional semanal.

– Através das PREGAÇÕES que ensinam a Bíblia, nos cultos públicos e culto de ensino da Palavra, prestando atenção com a Bíblia aberta no texto lido, fazendo anotações e conferindo na Bíblia o que está sendo dito.

2º Estudando Sozinho

Podemos estudar sozinho, através de bons livros, pois existem livros que distorcem o que Deus diz em sua Palavra. Como da mesma forma, existem pregadores e ensinadores que fazem o mesmo. Pode ser comprados livros de Teologia Bíblica como Introdução a Teologia do Antigo Testamento, do Novo Testamento, Teologia Sistemática, Comentários Bíblicos, Dicíonários, Manuais e etc.. Procure alguém maduro, experiente, para lhe indicar esses livros e depois na bibliografia dos livros, poderão ser descobertos novos escritores confiáveis.

3º Se matriculando em um curso livre de Teologia

Podemos se matricular em uma FVC – Faculdade Vitória em Cristo, ou em especializações dentro da Teologia, como doutrina da salvação – Soteriologia, Doutrina do Pecado – Harmatiologia, Doutrina do Espírito Santo – Pneumatologia, que podem ser feitos presenciais, semi-presencias e até online. Quer conhecer melhor a FVC – Faculdade Vitória em Cristo? CLIQUE AQUI!

4º Fazendo um curso de bacharel em teologia

Por fim, fazendo um curso de bacharel em Teologia, em um seminário confiável, que tem duração em média de 4 anos. Também pode ser feito presencial, semi-presencial e à distancia (online). Na Assembléia de Deus temos a FVC – Faculdade Vitória em Cristo que em 2022, promete oferecer essa graduação reconhecida pelo MEC.

Hoje, esse curso está sendo oferecido também por faculdades seculares, com reconhecimento pelo MEC, apesar de muitos teólogos não concordarem com isso, pelas matérias que não fazem parte da vida cristã, pelas distorções muitas vezes de algumas matérias ensinadas e por professores não cristãos.

Enfim, podemos lembrar que esse estudo pode ainda ser avançado pelos que sentem-se vocacionados por Deus como ensinadores, fazendo pós graduações, mestrado, e até doutorado.

Depois de aprender como e por onde começar estudar Teologia, precisamos estudar com a finalidade de por em prática através de pedir para Deus em oração, que nos ajude a praticar tudo que estamos aprendendo. Seja através da EBD e Pregações, seja no estudo individual, em um curso de teologia, ou em um bacharel de teologia, mestrado e até doutorado. Tudo precisa ser para a glória de Deus !

Que o Deus nos abençoe em Cristo Jesus !

Pastor Mário Luna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima